quarta-feira, 2 de julho de 2014

Alguns dos principais estilos de cervejas pelo mundo – Parte 2

No último post [Link], falamos dos estilos de cerveja Light Larger, Pilsen, Vienna Larger, Bock e American Pale Ale. Agora seguiremos nossa jornada começando por um dos meus estilos prediletos, a IPA!

6) Indian Pale Ale (IPA): A origem do nome Indian Pale Ale vem do século XVIII, quando esta cerveja era fabricada para os oficiais do Exército Britânico residentes na Índia no período colonial. Uma das principais características deste estilo é uma dose generosa de lúpulo, sabor frutado e maior teor alcoólico. O efeito conservante do lúpulo [Link] ajudava a preservar a bebida durante durante a longa viagem entre a Inglaterra e a Índia, assim como as variações de temperatura. Outras características da cerveja do estilo IPA são a coloração turva ("pálida"), a espuma persistente e o teor alcoólico entre 5,0-10,0%. Minha cerveja do estilo IPA favorita é uma variação deste estilo, que é a cerveja belga Hopus, uma Belgian IPA.


Obs.: O final desta cerveja é servido em um mini-copo separadamente, que é a parte mais lupulada desta cerveja.

7) Stout: Uma das características principais deste estilo é a coloração bem escura, resultante do processo intenso de torrefação do malte, que lhe confere uma espuma densa e persistente. Este estilo de cerveja apresenta teor alcoólico entre 4,0-7,0% e sabor com notas de chocolate e cacau, espuma cremosa e sabor amargo e seco. Minha Stout preferida é a Guinness Draught Stout, que é a cerveja mais conhecida deste estilo mundialmente.


8) Weizen/Weissbier: A palavra Weissbier significa cerveja de trigo em alemão. Esta cerveja é originada da região da Baviera, no sul da Alemanha, possuindo em torno de 50% de malte de trigo em sua composição, aspecto turvo, sabor frutado e espuma branca e persistente. O teor alcoólico deste estilo costuma variar entre 4,0-6,0%. É difícil escolher minha favorita deste estilo, mas vou recomendar desta vez a Weihenstephaner Hefeweissbier, que é da cervejaria mais antiga do mundo em atividade, desde o ano 1040. Também há cervejas de trigo nacionais muito boas, mas isso já é assunto para um próximo post.


9) Witbier: Em holandês, witbier quer dizer cerveja branca. Apesar de serem produzidas com malte de cevada e trigo como as Weissbier, elas são muito diferentes. Geralmente se utiliza trigo não maltado e ingredientes de sabor cítrico. As witbier são claras e levemente turvas, por não serem filtradas. Minha recomendação é a representante desde estilo, a cerveja belga Hoegaarden.


10) Rauchbier: A palavra rauchbier em alemão quer dizer cerveja defumada. É isso mesmo! O malte deste estilo de cerveja é defumado antes do processo fermentativo. As cervejas deste estilo não são muito alcoólicas e nem amargas, mas são bem carbonatadas e de coloração escura. A melhor cerveja deste estilo que eu já tomei até hoje é sem dúvida a Schlenkerla Rauchbier Marzen.



Continuaremos no próximo post a falar sobre mais alguns dos principais estilos de cervejas especiais. O que achou dessas? Já experimentou alguma? Eu recomendo!

Referência principal para elaboração do post [Link].









Nenhum comentário:

Postar um comentário