domingo, 29 de junho de 2014

Alguns dos principais estilos de cervejas pelo mundo - Parte 1

As cervejas podem ser classificadas segundo vários aspectos, por exemplo: coloração, grau de turbidez, nível de carbonatação, tipo de espuma, teor alcoólico, método de produção, odor, além das quantidades e tipos dos ingredientes utilizados (maltes, leveduras, lúpulos e outros ingredientes de diferentes naturezas).

Se formos considerar todas as subdivisões, temos centenas de estilos de cerveja pelo mundo, mas podemos classificar as cervejas em três grupos principais, de acordo com o processo de fermentação: Cervejas de alta fermentação (ou Ale), cervejas de baixa fermentação (ou Larger) e as cervejas de fermentação espontânea (ou Lambic).

A seguir, vou comentar sobre alguns dos estilos de cervejas especiais e recomendar uma das minhas preferidas para cada estilo!

1) Light Larger/Standard American Larger: Apresenta teor alcoólico menor do que uma Ale, é mais maltada e menos amarga devido a pequena quantidade de lúpulo utilizada em sua fabricação. Seu período de produção costuma variar entre 1 e 8 semanas e possui teor alcoólico entre 4,2 e 5,3%. Apresenta coloração amarelo claro, transparência elevada e espuma pouco persistente.

No Brasil, a maioria das cervejas que erroneamente dizemos ser do tipo Pilsen, na verdade são do estilo Light Larger. Ou seja, as populares Brahma, Skol, Antartica, etc. são do estilo Light Larger, ... cerveja Pilsen é outra coisa, que veremos a seguir! Uma que recomendo dentre as Light Larger é a Devassa Loura.


2) Pilsner/Pilsen: Este estilo foi batizado por causa da sua cidade natal, Pilsen, na República Tcheca. Uma cerveja do tipo Pilsen apresenta teor alcoólico entre 4,2-6,0%, amargor elevado e espuma persistente, além de transparência elevada e coloração amarela. As Pilsen Tchecas (Bohemian Pilsener) são consideradas por vários como as melhores do mundo e eu compartilho dessa opinião. Uma das melhores é sem dúvida a Pilsner Urquell.


3) Vienna Larger: Este estilo é produzido com maltes de alta qualidade (Vienna ou Munich) e apresenta coloração mais escura do que a Pilsen, geralmente próxima ao cobre ou vermelho claro. Apresenta teor alcoólico entre 4,5-5,7%, transparência elevada, espuma persistente e corpo médio. Como sugestão, eu recomendo a Birits, que é a cerveja do Mussum, que eu já mencionei num post anterior [Link].


4) Bock: A palavra "Bock" em alemão corresponde ao signo de Capricórnio (ou caprino), por isso muitos rótulos deste estilo apresentam um bode como símbolo. Estas cervejas são mais fortes que as Larger (teor alcoólico entre 6,3 e 14%), possuem maior presença de malte, coloração próxima ao castanho e geralmente precisam de meses de maduração para serem produzidas. Minha recomendação é uma bock Trapista do mosteiro da La Trappe, no sul da Holanda, o qual tive o prazer de visitar e tirar essa foto pessoalmente, em 2012.


5) American Pale Ale: Considerado uma variação de outro estilo chamado English Pale Ale, a cerveja do estilo American Pale Ale é produzida no continente americano, teor alcoólico entre 4,5-6,2%, espuma persistente, amargor característico e coloração variando entre o amarelo claro e o âmbar. Como sugestão para este estilo, deixo mais uma nacional, a American Pale Ale da cervejaria Röter, também já mencionada em um post anterior [Link].



E você? Já experimentou alguma delas? O que achou? Na próxima semana farei um novo post sobre outros estilos de cervejas especiais. Cheers!

Referência base para o post [Link].




Nenhum comentário:

Postar um comentário